PICO DOS MARINS - 23/07/2017

O domingo começou bem cedo para os 16 participantes da atividade oficial do GEAN com destino ao cume do Picodos Marins, as 5:00hs a van começou a o roteiro pré-estabelecido e combinado com os participantes e as 5:25hs já estavam na rodovia Dutra sentido SP com destino a Piquete.

Na subida da serra uma serração densa preocupou os participantes que chegaram a pensar que as condições climáticas não estariam conforme as informações do sites, que seria de dia ensolarado. Mas foi só questão de tempo, assim que a van chegou no acampamento base às 8:30 o sol já deu indícios de que o dia seria lindo e quente.

Logo após o briefing feito pelos guias oficiais do GEAN, Paulinho e Agenor, que explicaram os detalhes referente a realização da atividade e compartilharem informações sobre o clube, seus princípios e realizações, o grupo deu início a caminhada com destino ao cume do Pico dos Marins.

Foi com muita descontração e espirito de grupo que os participantes foram aos poucos ficando cada vez mais próximos do objetivo. Logo nas primeiras horas, houve oportunidades de todos se reunirem e compartilhar momentos que foram únicos. Momentos como as paradas no Morro do Careca para um lanche, as primeiras investidas em terreno acidentado e exposto ao sol, situação a qual sempre houve ajuda e pré-disposição mutua tanto dos participantes quanto dos guias para transpor os obstáculos naturais. Conforme o horário avançava e o grupo ia se aproximando da base do Pico dos Marins, o guia Paulo informou que por desventura um participante e integrante do grupo GEAN preferiu não continuar a caminhada, pois já se sentia realizado, decidindo iniciar a caminhada de volta e desejando a todos uma excelente subida.

Por volta das 12:00 o grupo estava na base do Pico dos Marins e todos foram orientados a se hidratarem e fazerem um lanche rápido, pois o trecho a partir daquele momento exigiria um pouco mais de cuidado e esforço, deixando o lanche para ser feito logo após a conquista do cume. A subida final proporcionou aos participantes momentos de descontração e contato com a natureza que muitos ainda não haviam sentido. O próprio guia teve que se superar, pois foi surpreendido por dores musculares intensas, havendo assim mais necessidade de integração do grupo.

Agora era só questão de tempo até o objetivo ser alcançado e as 13:25 o grupo se encontrava no cume do Pico dos Marins. Rostos felizes, sentimento de dever cumprido e vislumbre, marcaram aquele momento. Fotos incríveis foram feitas para registrar a felicidade que estavam sentindo, após o lanche e a foto oficial com a bandeira do clube GEAN e os participantes ser clicada, começa a descida.

A descida foi marcada por sentimento de dever cumprido e saudade ao ter que dizer adeus para aquele lugar incrível. Na hora da descida, o corpo já começa a reclamar e alguns participantes já se sentem muito cansados. Sente neste momento, que todos tiram forças de onde não tem e conseguindo se superar, sendo assim mais fortes que as dores (câimbras, articulações, etc...). E ao fim do dia, com o sol se pondo às 17:45 o grupo entra no trecho final de trilha para chegar às 18:10 sob luzes de lanternas e celulares na van que os aguardava no estacionamento da base do Marins. Após um merecido lanche com comida típica da região, foi iniciada o retorno com destino a Resende. Houve poucos que não dormiram durante a volta, pois com o corpo já cansado e a barriga cheia, ficou difícil segurar o sono até chegar em Resende às 22:10.

Após vários sorrisos, histórias, superações e sentimento de satisfação pode-se dizer que a atividade foi um sucesso.

Que venham mais atividades e oportunidades como essa para que o clube posse se perpetuar e tornar as pessoas mais próximas, para que de maneira sustentável o conhecimento seja transmitido.

Paulinho